quarta-feira, 19 de maio de 2010

Cake Pop!


Desculpem o atraso no post, como pedido de desculpas trouxe uma receita bem legal. Descobri os Cake Pop em junho de 2009, mas nunca tinha imaginado quando testaria, éis que surgiu a oportunidade: estava eu no mercado, atrás de coisas pra fazer Cupcake e notei que daria pra roubar algumas coisinhas dos cups, pra fazer os Cake Pops, então fiz, e cá estão eles! Esse post será repleto de fotos, então lembrando: pra ampliá-las é só clicar em cima.

1 bolo pronto (você pode fazê-lo do zero ou fazer aqueles de caixa mesmo)
1 ingrediente cremoso (usei chantily, pode ser nutela, brigadeiro, doce de leite, cream cheese..)
Chocolate em barra, para banhar o bolo
Coifeites/granulados
Palitos de pirulito
Corantes

Preparo:
Depois de frio ou ainda morno, esfarele o bolo, misture com o creme até ficar com uma consistência boa para enrolar:





Então enrole, ponha as bolinhas em uma assadeira/forma e ponha na geladeira de um dia pro outro, ou 15min no freezer. Minhas bolinhas ficaram com mais ou menos 2cm, rendeu 36. Hoje quando tirei da geladeira decidi mudar o formato, ai remodelei e botei uns 20min de volta na geladeira antes de começar a confeitar.

Confeitagem:
Essa parte é muito pessoal, é a hora de deixar a criatividade tomar conta, ou ir no google atrás de exemplos pra copiar. Eu copiei alguns. Você molda a massa do bolo, põe o palito, banha no chocolate derretido e confeita como quiser. Outra foto dos meus, na visão de cima:



Observações/Dicas!
1. Cuidado na escolha do sabor do bolo, pra não ficar muito doce no final. Fiz o Red Velvet, depois ponho a receita aqui;
2. Cuidado na quantidade do ingrediente cremoso, se por muito não vai dar pra modelar direito;
3. Para os olhinhos dos pássaros e para os Smiles, utilizei caneta com tinta comestível da MAGO e não gostei, a embalagem vem com 5 cores testei o preto e vermelho que deram um trabalho terrível pra sair e a azul, que prestou, faltou testar as outras...


Boa diversão! Porque é divertidíssimo fazê-los.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Salgadinho de Catupiry


Primeira receita salgada!

Bom, eu nunca sei como chamar esses salgadinhos, a receita foi passada por Kysllia e tem mais ou menos o mesmo gosto dos salgadinhos de padaria intitulados "de catupiry". Pesquisei, porque pela receita, poderia ser um salgado amanteigado, mas não achei nada, então fica assim mesmo.

Aprendi em uma tarde de reunião mulherística, na casa de X-Egg, Kysllia passou-me a receita e desde então eu faço sempre que a preguiça permite. Vou dedicar esse post a Meurilu, que sempre fala nesses benditos, e amanhã os comerá! Super fácil:

* forno pré-aquecido a 180ºC

200g de manteiga (um pote daquele pequeno, uso Itacolomi)
50g de queijo parmesão ralado (1 saquinho, gosto do Tupi)
Cerca de 300, 330g de farinha (explicação no preparo)
2 colheres (chá) de sal
1 gema de ovo
Queijo ralado para "polvilhar"

Preparo:
Em um recipiente, misture a manteiga (em temperatura ambiente), o sal e o queijo ralado, depois vá adicionando a farinha aos poucos. Aqui está o problema, porque o ponto da massa é quando ela não gruda mais no recipiente/mãos, botei 300g pra dar uma noção, mas pode ser menos ou mais. Misturo com uma colher, só pego na massa quando já está no ponto, ai você escolhe, misturar com a mão desde o início, ou só no fim. Em uma forma distribua a massa em pequenas porções, no formato que desejar (a bolinha pra mim é mais prática, enrolo, ponho na forma e aperto a parte de cima), depois unte com a gema e polvilhe com queijo ralado.

Observações/Dicas!
1. Forma grande (30,5cm diâmetro) 31min / pequena (27,5cm diâmetro) 27min, outra maneira de saber se está pronto é quando ele fica douradinho e rígido nas bordas;
2. Recheie os salgadinhos! Com camarão, doce de goiaba, queijo...
3. CUIDADO! Vicia.


Um salzinho as vezes é bom, ? Boa noite.