quarta-feira, 4 de maio de 2011

Chocolate Quente Cremoso


Em dias de frio, nada melhor que uma comidinha quente frente a tv, assistindo filme/seriado ou seja lá o que você gostar, né? Faz um tempo que queria por essa receita aqui, e eis que o frio surgiu, aproveitei o embalo e modifiquei mais uma receita:

1 litro de leite
1 lata/caixa de leite condensado
2 colheres de amido de milho
1 colher (chá) de manteiga
1 lata/caixa de creme de leite
Chocolate a gosto*

Cobertura:
2 claras
4 xícaras de açúcar de confeiteiro
1/2 colher (sopa) de extrato/essência de baunilha

* Sobre o chocolate:
Normalmente se faz essa receita com chocolate em pó (aqueles dos frades). Hoje, testei com chocolate "em barra" (ovos de páscoa), coloquei cerca de 250g. Fazendo com chocolate em barra, o gosto predominante é do próprio chocolate. Com o chocolate dos frades não fica tão doce, fica tipo um chocolate meio amargo. Então, se você não gosta de coisa muito doce, faça com o chocolate em pó. Sobre a quantidade, normalmente ponho até ficar num marrom escuro, creio que algo entre 8 à 12 colheres de sopa.

Preparo:
Dilua o amido de milho em uma pequena quantidade do leite e ponha tudo na panela, menos o creme de leite. Misture até levantar fervura, desligue o fogo e acrescente o creme de leite, pronto. Ai é só servir.

Cobertura:
Aqui eu quis dar um gosto a mais ao chocolate, então nessa receita de glacê real, adicionei mais baunilha que de costume, pra dar mais "leveza" ao gosto do chocolate. Bata as claras em neve, aos poucos adicione o açúcar e por fim, a baunilha. A quantidade de açúcar pode variar de acordo com a quantidade de clara. Então pode ser mais que 4 xícaras, ou menos.

Observações/Dicas!
1. Essa receita também pode ser usada como fondue, experimente;
2. Polvilhe algo por cima da cobertura, nesse caso ai foi chocolate em pó, também se usa canela;
3. A canela também pode ser adicionada a própria mistura, assim como rum, pimenta, etc;
4. Ponha só 150g de chocolate em barra e complete com chocolate em pó, fica muito bom também.
5. Rende de 6 à 8 porções. Normalmente guardo na geladeira, já que aqui em casa somos só 3, e vou esquentando no microondas mesmo.



E que venha o frio!

2 comentários:

Rebeca Souza. disse...

Que delicia!! Vou fazer com certeza!!

Anônimo disse...

alguma dica sobre.. qual marca de chocolate usar ?

Postar um comentário