quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Cupcake de Chocolate


Breve história do surgimento dos cupcakes: surgiram no séc. XIX, quando alguém decidiu fazer pequenos bolos. Os bolos naquela época tinham seus ingredientes pesados em balanças, as medidas do cupcake eram por xícaras, daí o nome. O bolo convencional demorava muito para assar nos fornos antigos, isso levou a maior produção de cupcakes, tornando-os populares. Até o início do séc. XX não existia forma para eles, eram assados em pequenas latas, outra teoria para o surgimento do nome.

Essa receita é de Demetrius, da comunidade Cupcakes, no orkut:

* forno pré-aquecido a 180°C

1 1/4 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de cacau em pó
3/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de sal
1 xícara de açúcar granulado
1/3 xícara de óleo
1 ovo
1 colher (chá) de essência de baunilha
3/4 xícara de buttermilk (Coloque 1 colher de sopa de vinagre em 1 xícara de leite, misture e deixe descansar por 10 minutos para fazer o buttermilk)

Preparo:
Peneire os ingredientes secos (farinha, chocolate, bicarbonato e sal) em uma vasilha e reserve. Na batedeira bata o açúcar, o óleo, o ovo e a essência por 5min ou quanto achar necessário. Alternadamente coloque a mistura dos pós e o buttermilk batendo até ficar um creme homogéneo.

Despeje a massa em forminhas enchendo no máximo 3/4 das mesmas. Asse por aproximadamente 22 minutos ou até um palito sair limpo quando enfiado nos cupcakes. Para vocês terem noção de como fica: Massa nas forminhas, eles crescidos no forno (Clique na imagem para ampliar):



Recheio:
Para rechear, fiz um ganache de chocolate (chocolate derretido + creme de leite, aqui usei uma caixinha de creme de leite, pra 500g de chocolate) e adicionei 4 colheres de rum. Corte um cone no centro do cupcake, depois corte na base do cone, formando uma tampinha, preencha a cavidade com o recheio e tampe (Clique na imagem para ampliar):




Cobertura:
Depois de recheados cobri com creme de marshmallow, o mesmo que postei da receita dos Whoopie Pies de Chocolate e joguei granulados por cima (Clique na imagem para ampliar):



Observações/Dicas!
1. Essa receita rende 12 bolinhos na forma número 0;
2. Como eu não tenho formas próprias de cupcake, faço em formas de empada;
3. Para esfriar, boto no escorredor de louça, já que na tenho grade própria;
4. Antes de por a massa nas formas, misture com gotas de chocolate, pedaços de castanha, nozes, testem;
5. Pode-se rechear com qualquer doce, doce de leite, brigadeiro, doce de goiaba...
6. O mesmo pra cobertura, brigadeiro, chantilly, glacê, pasta americana...


Os levarei para um baile hoje a noite,
espero que gostem da receita de Demitrius, boa tarde!

8 comentários:

Gih disse...

Eu queeeeeeeerooooooooooooooo! NHAM NHAM NHAM! (L)

Nathie disse...

Caraaa... adoreeei!! Vou fazer pro meu mô!! Rende 12 entao precisarei fazer dobrado pq 12 ele come sozinho e eu quero tambemm!!! Adorei a receita... parabens principalmente pelas explicações, com fotos e tudo mais... sinto que seu blog é feito com muito carinho!! =D Parabens!!

Larissa disse...

Que perfeitos, quero fazer!

Valeu, Alanão...

Bella disse...

Eu também queroooooooooo!!!!!!!!! \o/

cibely loureiro disse...

adoreiiiiiiiii seu blog tb to aqui fazendo as minhas receitinhas pra colocar no blog huahauhaua...e em breve estarei colocando,como ando preparando uma festinha do meu bb de 1 ano to procurando ideias e lá testando e certamente irei posta-lo...beijos

Ana Clara Hecker disse...

ooi alana! mujer, eu fiz os cupcakes, deram muito certo, a massa ficou muuuuuuito gostosa! Em vez desse creme de marshmallow eu usei também como cobertura o ganache, com um granulado colorido, e a outra metade eu fiz com o recheio de doce de leite, e de cobertura um brigadeiro branco com também decorando um granulado colorido ficou lindo e gostoso kkk :)

Leticia disse...

huuuuuuuuuuuuuuuuuummmm *.*

Jéssica Araújo* disse...

Arrazoooooooooou, fiz esse cupcake, é simplesmente maravilhoso...

Postar um comentário